terça-feira, 26 de maio de 2009

Valle de Calamuchita - Argentina :: Abril 2009

(Esse post é uma continuação da viagem que começou aqui e passou por aqui)

Saímos de Córdoba às 16hs de uma sexta feira. O dia estava lindo e tínhamos que rodar 100km até chegar a Santa Rosa de Calamuchita. No caminho, muitas cidadezinhas e vilas para conhecermos.

Começamos por Alta Gracia, onde fica a Estancia Jesuitica - um complexo construído no século XVII pelos Jesuítas. Os prédios foram transformados em um museu sem grandes atrativos, mas por 4 pesos vale a pena entrar para ver.


Estancia Jesuítica em Alta Gracia

Seguimos mais para o sul e paramos em vários pontos para fotografar a represa chamada Dique Los Molinos. Com muitas montanhas em volta, a cada curva a paisagem fica mais bonita. A estrada continua, com muitas curvas e subidas. Como já estava ficando tarde, continuamos sem paradas até chegar em Santa Rosa de Calamuchita , onde dormimos. (Falo mais sobre Santa Rosa no próximo post)

Dique Los Molinos

No dia seguinte, fomos mais ao sul em direção à outra represa, chamada Embalse. Paramos nas vilas nas margens dela: Villa Rumipal, Villa del Dique e uma chamada também Embalse.

Arriscamos ir mais uma cidade pra frente, chamada La Cruz. Foi uma perda de tempo. Era uma cidade feia, nada turística e até a tal cruz era sem graça!


Flavio em Embalse

Pegamos uma outra estrada, indo para o Oeste e fomos até Yacanto de Calamuchita. Uma cidadezinha simpática, mas as melhores vistas estavam mesmo no caminho até lá. Da estrada podíamos ver de um lado o Cerro Champaquí - pico mais alto da região - e do outro as Sierras Chicas.

Voltamos para Santa Rosa, aproveitando a paisagem do caminho de volta. Passamos mais uma noite por lá.


A vista de Yacanto de Calamuchita

No último dia, tínhamos que voltar para Córdoba, então seguimos para o norte. Paramos na Villa General Belgrano, que foi fundada por alemães. Como toda boa cidade alemã, lá existem algumas cervejarias artesanais. Paramos na mais antiga de todas: Viejo Munich.

Experimentamos 2 tipos de cerveja (Frambuesa e Roja - as 2 muito boas!) e comemos empanadas de cabrito - as melhores de toda a viagem! Quem passar por lá não pode deixar de pedir... Compramos também outros tipos de de cervejas para trazer ao Brasil.


Cerveza de Frambuesa do Viejo Munich

Resolvemos subir um morro da região, chamado Pico Alemán. Uma subidinha puxada, de uns 40 minutos, com muito sol na cabeça. Teria sido mais agradável, se eu não tivesse tomado as 2 cervejas quase sozinha... Fiquei meio tonta, mas a vista lá de cima valeu o esforço.

E ainda tinha uma estátua da "virgen" para purificar todos os meus pecados! Depois disso, a descida foi bem mais fácil...


Começo da trilha para subir o Pico Alemán

Já estava na hora de ir e voltamos para o carro. Continuamos sem muitas paradas, fizemos um caminho diferente na volta, passando por Los Reartes. Vale a pena só pela vista do Dique Los Molinos por outro ângulo.

Chegamos em Córdoba e voltamos para São Paulo na madrugada seguinte.
Fim do fim de semana Argentino.



Links relacionados:
Mais fotos do Valle de Calamuchita

Nenhum comentário: