segunda-feira, 22 de junho de 2009

XTerra Night Trail Run - 9K

Neste último fim de semana, a Ilhabela foi palco do XTerra, um evento mundial que une esporte e natureza. Esta foi a etapa regional e contou com o Triathlon, Swim Challenge, XTerra Kids e Night Trail Run. Nós fomos para a ilha participar da corrida noturna.

Crianças aguardando a largada do XTerra Kids

Saímos de São Paulo durante a madrugada e chegamos na casa da Márcia bem cedo. Eles já estavam se preparando para ver o Cláudio na prova de natação. A primeira largada foi do Triathlon, às 9h. Depois foi a vez do Swim Challenge, às 10h. O Cláudio nadou os 1.500 m junto com a Leona (a labrador da família Placa), que acabou sendo a grande atração do evento. Algumas pessoas até acharam que ele era cego, por nadar junto com a cachorra. No fim da prova, todos queriam tirar foto com a nadadora. Às 16h foi a vez do Caleu correr a prova de 100 m, na categoria 4 a 6 anos. Ele era número 5 e chegou em 5º lugar. Assistimos à todas as baterias do XTerra Kids e depois ficamos esperando o horário da nossa prova.

Leona no pódium

Nossa largada foi na praia do Perequê. Um pouco antes, fizemos um alongamento conjunto. Como atrasou um pouco, fizemos aquecimento e mais alongamento. Liberaram o funil de largada e o apito foi soprado. A corrida começou com um curto trecho de areia, cruzou a avenida principal e pegamos uma rua em direção ao interior da ilha. Depois de um trecho de paralelepípedo, veio a lama! Era uma trilha com bastante barro e a ilumação era só do headlamp. As pontes estreitas e os buracos eram bem sinalizados com cones e fitas. Depois voltamos para uma parte com calçamento e entre os quilômetros 2 e 3 veio a bifurcação que dividia os corredores. Quem corria 5k, fazia o retorno, quem corria 9k, seguia reto. Continuei na reta e logo veio o que todos temiam. Uma bela de uma subida. Não dava pra ver o final dela por causa das curvas. Assim que o paralelepípedo acabou, a luz da rua também se foi. Subida no breu, só com o foco da lanterna e o barulho do rio. Meu alívio foi ver uma lanterninha vermelha lá em cima, sinal de que estava no caminho certo. Acabou a subida, veio a descida. Parecia fácil, mas com a terra solta, não tive coragem de ir à toda velocidade. Depois foi a vez do single track em mata bem fechada. Mais subida, mais descida. Entre um escorregão e outro procurava as fitas pra saber se estava na trilha correta. Mais uma luz vermelha para aliviar. Em seguida voltamos para cidade e eu guardava forças caso aparecesse alguma subida mais forte. Alguém do staff gritou que faltava apenas um quilômetro, mas não acreditei. Fiquei feliz quando escutei a voz do locutor se aproximando, mas ele estava do lado direito e nos mandaram para o lado esquerdo. Correndo na ciclovia, paralela ao mar, vi várias lanternas no sentido contrário. A essa hora já sabia o que me esperava. Foram mais uns 800 m correndo na areia fofa o que causou um desgaste e tanto. Cruzando a linha de chegada, escutei um "eeeeee" dos amigos que chegaram antes. Foi um misto de felicidade, alívio e sensação de dever cumprido! Acabei a prova em 53'57". Fiquei em 13º da categoria "masc. 30-34", 50º entre os homens e 55º na geral. Os outros resultados foram:

Julia, 2ª fem 25-29, 5K
Márcia, 3ª fem 35-39, 9K
Cláudio, 3º masc 40-44, 9K
Leonardo, 2º masc 35-39, 9K
Cyrus, 1º masc 25-29, 5K
Renato, 3º masc 25-29, 5K
Cabeça, 1º masc 30-34, 5K

Da esquerda pra direita: Roberta, Eli, Leo, Cyrus, Cabeça, Márcia, Cláudio, Julia, Flávio, Renato e Leona no meio.

Com certeza essa foi a corrida mais legal que já fiz. Parabéns a todos e que venham as próximas!

:: XTerra Night Trail Run – Ilhabela
Data: 20 de junho de 2009
Horário: 19h
Distâncias: 5 km e 9 km
Postos de hidratação: 4 (3 no percurso e 1 na chegada)

Mais informações: XTerra Brazil

2 comentários:

Elke disse...

Parabéns a todos!
Aos que subiram no pódio, parabéns em dobro! :) Mandaram muito bem!!!
X-terra é mesmo muito legal! :D

Priscila disse...

AE Julia !!! Parabéns pela corrida :-)