terça-feira, 10 de maio de 2011

Marmelópolis

\oo/

Como já se pode imaginar, Marmelópolis é a cidade do marmelo e consequentemente da marmelada. A fábrica da Cica ficava situada lá e deu até nome à praça central. Agora a produção não é tão grande, mas ainda é possível achar algumas pequenas plantações de marmelo e algumas marmeladas pelas vendas e supermercados. Mas não foi o doce que nos atraiu para essa pequena cidade...

Matriz
Igreja Matriz vista da Praça Cica

Localizada na Serra da Mantiqueira, Marmelópolis é ponto de partida para os picos do Marins, Marinzinho e Itaguaré. Bem no pé do Pico do Marinzinho está a Pousada e Camping do Sr Maeda, senhor de 70 anos e muita energia, que veio do Japão com o sonho de conhecer Machu Picchu. Por causa da imigração do Peru, acabou no Brasil. Ele afirma que seu primeiro trekking foi aos 5 anos, quando teve que fugir com a sua mãe, da Coréia do Norte em direção à Coréia do Sul, por causa da invasão dos soviéticos. Sua disposição é de impressionar e contagiosa. Junto com ele fica a Sra Maeda que é responsável pelas deliciosas refeições servidas numa enorme mesa comunitária. O jantar é o momento onde os montanhistas se juntam para trocar experiências e também escutar muitas histórias do Sr Maeda. Para quem quer explorar as montanhas da região, esse é o lugar para ficar. De noite, se não tiver nuvens, é hora de se deslumbrar com as estrelas.

Maison à la montagne
Camping do Maeda

Visita
Esquilo no camping

Star trail #2
Céu do camping 1

Star trail #1
Céu do camping 2

As subidas para os 3 picos são bem íngrimes e cada uma tem uma característica diferente. Para o Itaguaré, são muitos degraus altos formados pela erosão, o que faz os joelhos reclamarem na hora da descida. Para o Marins o começo é com uma trilha bem marcada que depois alterna com algumas escalaminhadas na rocha. Para o Marinzinho, a trilha está muito bem sinalizada. Um ou outro trecho é de escalaminhada. Na volta ainda pode-se conhecer a Pedra Montada. Todos valem muito a pena e fica difícil eleger o mais bonito. Para os mais dispostos, existe a opção de fazer a travessia que vai do Marins até o Itaguaré. Ela dura 3 dias e a parte mais complicada é levar água, já que a crista das montanhas é seca. Essa travessia é famosa e foi aberta pelo Sr Maeda.

Daqui do céu dá pra ver tudo
Topo do Pico do Itaguaré

Mantiqueira
Subida para o Pico do Marins

Pico dos Marins
Pico do Marins visto do 4º mirante

Marins
Pico do Marins visto do topo do Marinzinho

Marmelópolis
Pico do Marinzinho visto do mirante do Maeda

Sr e Sra Maeda
Sra e Sr Maeda

Hall da fama
Nós no hall da fama do Sr Maeda

Vá para Marmelópolis para subir as montanhas, ver o céu estrelado e conhecer o Sr Maeda, mas não se esqueça de provar a marmelada.


2 comentários:

GOM disse...

quem sabe um dia o sr. Maeda aparece no bigode do gato!

Marlon Lazzarotti disse...

Sr. Maeda, vi sua reportagem, pela TV.
Muito bom.

Agora, o que nós queríamos saber é como adquirir
marmelada de alguma fábrica daí de Marmelópolis?
(Não é para fins comerciais e sim particular).

Um abraço: aires pedro.