segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

São Francisco Xavier

Sábado foi aniversário da Julia e nada melhor do que comemorar a data nas montanhas.

Dessa vez fomos para São Francisco Xavier de ficamos na pousada Vila Santa Bárbara. Como a data era especial escolhemos o bangalô master, quarto amplo, cama queen size, ofurô, lareira e tudo mais que tínhamos direito. A pousada fica bem no meio das montanhas e dois rios passam dentro da sua área. O café da manhã é servido num deck com vista para o vale. Tudo lá é bem estruturado, inclusive a trilha que leva ao mirante, à capela e aos poços dos rios. Infelizmente, com a quantidade de chuva que anda caindo, os rios estavam muito cheios e não conseguimos nadar. O que nos restou foi mergulhar na piscina de água natural da pousada, que é enchida com a água do Rio Bugre.

A cidade é pequena mas bem simpática. No centro existem várias lojas de artesanato (que só vimos de longe) e muitos restaurantes aconchegantes. Jantamos no Trutas Mariser que faz os tais peixes de tudo quanto é jeito. Fui ousado e pedi uma truta com taioba e manga. A Julia, um pouco mais conservadora, pediu com shitake e molho de tomate. Junto veio o arroz e uma salada exótica de frutas e hortaliças. As porções são bem servidas, os pássaros nos fazem companhia e a varanda tem vista para as montanhas (e um monte de telhados, diga-se de passagem). Pra quem gosta de truta, o restaurante é uma ótima opção.

Ainda perto do centro, existe a cachoeira Pedro Davi. É uma cachoeira pública e segundo informações da nossa pousada, é bom evitar o local em domingos ensolarados. Como os dia são longos no verão, fomos pra lá às 19h. O parque já estava fechado, mas o portão continuava aberto. Isso foi uma grande sorte já que pudemos ver a cachoeira completamente vazia. Fizemos todas as fotos queríamos e voltamos para a pousada.

O tempo foi curto pra fazer tudo que gostaríamos, mas foi ótimo pra respirar o ar puro, fazer um trekking light, dormir com o som do riacho e acordar com o canto dos pássaros. Quem sabe não aparece mais um post sobre SFX daqui a um tempo?


Panorâmica do Pouso do Montanhista

Rio Bugre

Café da manhã

Cachoeira Pedro Davi

Taioba, truta com shitake e molho de tomate, truta com taioba e manga, arroz e salada

Bangalô master

Um comentário:

Elke disse...

Nada mau a comemoração! :-)
Boas as fotos!

P.S.: A Julia recebeu minha sms no sábado?