quinta-feira, 3 de março de 2011

Serra da Bocaina

Fim do ano é sempre uma loucura. Ir pra praia nessa época é fora de cogitação. O que a gente queria era paz, sossego, ar puro e natureza. Achamos o lugar perfeito e fomos passar o réveillon 2010/2011 na Serra da Bocaina. Ficamos hospedados na simpática e aconchegante Pousada da Terra. A pousada tem chalés super charmosos na beira do lago. Quem quiser mais luxo, pode pegar o que fica mais longe e tem banheira hidromassagem com vista para a natureza. Também pode-se fazer ofurô e sauna desde que sejam resevados e pagos à parte. Além disso tem a Taberna onde acontecem os jantares, alguns shows, bolo com café ou chá da tarde e a integração entre os hóspedes.

Saudade
Chalés da Pousada da Terra

hora do almoço
Visitantes da pousada

Taberna #2
O aconchego da taberna

A pousada fica a aproximadamente 1h30 de Bananal. A estrada pra lá não é das melhores, mas com paciência todo mundo chega bem. A região da Bocaina é linda e existem muitos rios de águas cristalinas para se tomar um banho. No primeiro dia fizemos o reconhecimento da área da pousada e depois caminhamos até a cachoeira das Sereias.

No dia seguinte, fizemos um passeio mais longo. Conhecemos a velha usina e sua cachoeira e caminhamos até a represa que tem uma sequência de quedas d'água, mas que infelizmente só dá pra ver de longe.

Cachoeira das Sereias
Cachoeira das Sereias

Cachoeira | Usina
Cachoeira da Usina

O terceiro dia foi reservado para o passeio mais esperado. Fomos até a Cachoeira Bracuí que tem duas quedas enormes e é de onde se consegue ter uma vista da baia de Angra dos Reis. Paisagem de tirar o fôlego. Depois continuamos pela trilha no meio da mata cruzando pequenos riachos de águas transparentes até chegar no poço escondido. A vontade de mergulhar era grande, mas guardamos para o segundo poço, que de acordo com o Bruno (dono da pousada) era mais bonito. Apesar do caminho ser um pouco difícil de achar, a busca valeu a pena. Criamos coragem e entramos na piscina gelada e cristalina. Voltamos para a pousada para comemorar o ano novo com a ceia na taberna.

Nada de acordar cedo no dia seguinte, então fizemos um passeio até outro poço perto da pousada. Mais um banho gelado pra começar bem o ano. Depois foi hora de arrumar as malas pra partir. Mas antes de deixar a serra, passamos no restaurante Chez Bruna pra buscar nossas trutas defumadas que encomendamos uns dias antes. O patê de truta defumada é bem famoso e o lugar é recomendado pelo Guia 4 Rodas.

A Serra da Bocaina deixou saudades e com certeza voltaremos lá pra conhecer a famosa Trilha do Ouro.

*Uma boa dica é levar algumas garrafas de vinho pra pousada, já que não cobram a rolha.

Chez Bruna
Restaurante Chez Bruna

Bracui
Cachoeira Bracuí com vista para Angra dos Reis

Poço Escondido
Poço Escondido 2

oi, cara de boi!
Habitante local

Canário da Terra
Canário

Nenhum comentário: